Tem interesse pelos desafios do setor da carne ou pelas novas fontes de proteína?
A emergência climática, a crise pandémica e o conflito armado no leste da Europa, com a consequente subida do preço das matérias-primas, são fatores que têm contribuído para uma crescente pressão sobre os vários setores económicos, incluído o setor agroalimentar. Estes fatores têm levado a uma necessidade de inovação e reinvenção, sendo que a indústria das carnes está particularmente exposta a esta exigência.
👇
A Team4Food publicou um artigo na revista técnico-científica iAlimentar #4.
A #Team4Food publicou um artigo sobre rotulagem alimentar na revista técnico-científica iAlimentar #5.
Este artigo aborda essencialmente a legislação aplicada e alguns sistemas de rotulagem simplificada.
👇
O livro Releasing Systems in Active Food Packaging da Editora Springer está disponível desde Janeiro, aqui. Apresenta uma visão geral e perspetivas futuras sobre embalagens ativas para alimentos, explora uma ampla gama de sistemas de libertação ativos, incluindo emissores antimicrobianos. Um livro que conta com a participação de dois elementos da Team4Food que colaboram nos seguintes capítulos: emissores de aromas, corantes e outros ingredientes alimentares & emissores de controlo de temperatura.
A Team4Food publicou um artigo na revista TecnoAlimentar #30 onde apresenta os análogos de carne à base de vegetais, os desafios tecnológicos e tendências de mercado. Os análogos de carne à base de vegetais são uma tendência de consumo para os próximos anos e podem ser uma opção sustentável para o combate à escassez de proteína animal. O valor do mercado destes produtos deverá atingir os 2 500 milhões de euros em 2025.
Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos, organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), pretende promover e monitorizar as atividades e a evolução progressiva dos CoLABs atualmente reconhecidos, assim como o seu desenvolvimento no contexto de estratégias de investigação e inovação regionais, nacionais e europeias.
O Colab4Food marcou presença em ambas as edições:
2º Edição | 9 e 10 de Novembro de 2021 // Complexo Pedagógico UA
1º Edição | 16 e 17 de Outubro de 2020 // Fundação Cupertino de Miranda (Evento Híbrido)
O Colab4Food esteve presente na 1º Edição do Festival Internacional de Ciência (FIC.A), que decorreu entre 12 a 17 de outubro de 2021, no Palácio do Marquês de Pombal. FIC.A é um festival de conhecimento, uma oportunidade para aprender, trocar experiências, estabelecer laços no mundo da ciência e da tecnologia. Nesta edição, a Team4Food proporcionou o debate de dois temas.
Numa primeira sessão o impacto no desenvolvimento de produtos alimentares com a aplicabilidade do Nutri-score & Eco-score e numa segunda sessão sobre o tema a ciência por detrás dos produtos.
Atualmente falar em sustentabilidade na alimentação é mais do que apenas focar no produto, ou no prato que nos chega à mesa. Neste sentido, a União Europeia tem procurado que as soluções propostas cubram toda a cadeia de valor, desde o setor primário ao terciário, e com forte ênfase na demonstração de resultados práticos que resultem em algo acrescentado para a indústria, e para o consumidor final.
Leia o artigo completo aqui que contou com a nossa participação
A Team4Food foi convidada a participar num webinar organizado pelo Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), para apresentar algumas das tecnologias de processamento alimentar utilizadas atualmente.
O nosso Director Científico & Executivo Miguel Teixeira partilhou algumas ideias chave sobre o Colab4Food na Revista iAlimentar.
Saiba mais sobre nós! Aceda ao artigo completo aqui
O grande aumento populacional esperado até 2050 levanta diversas preocupações, nomeadamente, no que diz respeito à escassez de alimentos e, em particular, de proteína animal. A carne celular tem sido alvo de especial atenção e vista como uma opção para esta problemática. No entanto, apesar de se contornar o sacrifício animal e se esperar um impacto positivo para a saúde, algumas questões cruciais estão, ainda, por responder.
Conheça a nossa visão geral sobre o tema, os seus prós e os contras, assim como as dificuldades de posicionamento no mercado.
Leia o artigo completo aqui.