O Colab4Food tem como principal objetivo promover a competitividade e a sustentabilidade da indústria alimentar. Contribuirá para uma mudança de paradigma na colaboração entre diferentes partes interessadas da Academia e da Indústria e implementará os conceitos de Economia Circular e Inovação neste sector.
Avaliação do ciclo de vida
Uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) fornece uma avaliação exaustiva dos impactos ambientais associados a todas as fases da vida de um produto, desde a extração de matérias-primas até à eliminação em fim de vida, de acordo com as normas ISO 14040 e 14044.
Prestamos serviços de ACV que incluem:
- Análise exaustiva do impacto
- Tomada de decisões com base em dados
- Estudos comparativos
- Pegada Ambiental do Produto (PEF) e Pegada Ambiental Organizacional (OEF)
Declaração Ambiental de Produto (EPD)
A EPD é uma declaração ambiental ISO tipo III de acordo com a norma ISO 14025. Uma EPD fornece informações verificadas e transparentes sobre o impacto ambiental dos produtos com base nos seus resultados de ACV.
Os nossos serviços EPD incluem:
- Desenvolvimento de EPD (incluindo LCA)
- Apoio ao processo de apresentação e avaliação da DAP (incluindo verificação por terceiros)
Apoio à Gestão da Sustentabilidade
Os Serviços de Apoio à Gestão da Sustentabilidade do colab4food foram concebidos para integrar a sustentabilidade no centro das operações empresariais.
Oferecemos:
- Desenvolvimento de Estratégias de Sustentabilidade
- Gestão sustentável da cadeia de fornecimento
- Formação e capacitação
Faça uma parceria com o Colab4Food para ter um impacto positivo no ambiente e atingir os seus objectivos de sustentabilidade. Contacte-nos hoje para saber mais sobre os nossos serviços e como podemos apoiar as suas iniciativas de sustentabilidade.
Colab4food LCA portfolio
SHAPING - Modelos Digitais Sustentáveis e Tecnoeconómicos de Tecnologias Alimentares Promissoras
Centrado no desenvolvimento de uma ferramenta de apoio para ajudar as empresas alimentares no seu processo de descarbonização, o SHAPING permitiu a partilha de conhecimentos entre equipas sobre modelos tecno-económicos e tecnologias emergentes de processamento alimentar. Com base nesta partilha de conhecimentos, foi desenvolvida uma ferramenta simples, integrando a avaliação técnico-económica com o cálculo da Pegada de Carbono, para apoiar a avaliação do risco/benefício da adoção de novas tecnologias.